domingo, 13 de dezembro de 2015

Controle de Medição e Faturamento na Prestação de Serviço

Introdução
Um dos controles mais importantes que existem para a empresa prestadora de serviços e o Controle de Medição de Serviços Prestados e o Controle de Faturamentos dos Serviços.

Tipos de Contratos e suas formas de medição
Tipos:

a)Empreitada por preço global - quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo e total;

b)Empreitada por preço unitário - quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo de unidades determinadas;

c)Tarefa - quando se ajusta mão-de-obra para pequenos trabalhos por preço certo, com ou sem fornecimento de materiais;

d)Empreitada integral - quando se contrata um empreendimento em sua integralidade, compreendendo todas as etapas das obras, serviços e instalações necessárias, sob inteira responsabilidade da contratada até a sua entrega ao contratante em condições de entrada em operação, atendido os requisitos técnicos e legais para sua utilização em condições de segurança estrutural e operacional e com as características adequadas às finalidades para que fosse contratada;"

Formas de medição:
a)Empreitada por preço global: A medição normalmente é por percentual de execução física dos itens associados a valores pré-determinados. A medição para pagamento é comumente por mês e é acumulativa das medições semanais.

b)Empreitada por preço unitário: São realizadas semanalmente medições para ter um controle mensal. Cada item de preço unitário é avaliado percentualmente ou em quantidades realizadas;

c)Tarefa: Cada tarefa tem um valor determinado e sempre que for realizada uma tarefa na sua totalidade, normalmente independente do prazo. Apesar de o prazo físico estar determinado para cada tarefa, somente após conclusão da tarefa é feita a medição e realizado o pagamento. É como o contrato inteiro será medido e pago por mini contratos de preço global.

d)Empreitada integral: A medição é feita por intervalos fixos com determinação de percentuais de execução.

Utilizando Planilhas de Medição - Estando os contratos definidos, seu tipo e sua forma de medição definidas restam ter instrumentos para realização das medições para cada caso. Esses instrumentos são planilhas eletrônicas oriundas de tabelas em papel ou não. Assim como, módulos de contrato de gestão de contratos para a medição direta no sistema, utilizando memória de cálculo para auxílio.

As planilhas devem reproduzir fielmente os itens e determinações emanadas do contrato, com as mesmas unidades de medição e com a definição das quantidades medidas.

Sugerimos que as planilhas tenham a mesma formatação constante na opção de medição do Software de Gerenciamento de Serviços. Não devemos esquecer que o contrato poderá ter diversas Ordens de Serviço (OS´s) e as medições podem ser relativas as diversas OS´s. O período de medição é fundamental ser definido, bem como em que OS foi realizado o serviço.

Utilizando apropriação de mão-de-obra
Alguns contratos de preço unitário são definidos através de medições de preços unitários por homens-horas. No contrato existem os itens por profissionais e os valores do preço do homem-hora por item ou profissional, assim como as quantidades previstas em determinado prazo de execução dos serviços desses profissionais.

Nesses casos é muito importante ter um controle rígido da mão-de-obra aplicada aos serviços, principalmente se essa mão-de-obra é utilizada em várias Ordens de Serviço (OS´s) e com vários profissionais atuando em todas essas OS´s.

Recomendamos a utilização de software de gerenciamento de serviços com o cadastro de pessoal e o cadastro das diversas Ordens de Serviço (OS´s). Cada horário de realização de serviço deve ser apropriado do empregado na respectiva OS.

Dessa forma poderá ser obtida listagem e relatório de um determinado período de medição, nas respectivas OS´s e itens de medição do contrato.

Como controlar as medições
Se o controle de custo e execução física é mensal devem ser feitas medições semanais e acumuladas para o mês de medição. Assim podem ser tomadas ações de correção do rumo do contrato antes que se encerre o período de controle.

A existência de um Software de Gerenciamento de Serviços, com um Módulo específico para cadastro e medição de contratos é também fundamental. Deve existir uma interdependência entre o Módulo de Contratos com o Módulo de Ordens de Serviço. As apropriações de contrato devem ser por ordem de Serviço. Devem ser possíveis relatórios diversos obtidos pelo Sistema de Gerenciamento de Serviços.

O que é determinante para o controle de todo o processo é medir o que realmente é feito, em parcelas menores que o período de pagamento.

Há que se ter cuidado com a medição correta para o tipo de contrato. Se for de empreitada não se mede por homem-hora.

Para as receitas o software deve ter um Módulo de cadastro de faturamentos, notas fiscais por OS e Módulo de Orçamento. Com isso permitirá Relatórios Gerenciais comparativos de valores de receitas e despesas, orçados e reais, por centro de custo, por OS etc.

Conclusão
Como pode ter visto é importante o tipo de planilha correta para o tipo de contrato e sua forma de medição. O período de medição é também muito importante, além do período de medições parceladas que acumuladas comporão a medição de pagamento.

Cuidado com a medição para não existirem erros de medição.

Se necessitarem, o Software de Gerenciamento de Serviços (SGServ) possui esses módulos de contrato e de Ordens de Serviço (OS´s), com suas devidas apropriações ou medições dos serviços.

Obrigado,

William Dantas (21) 98104 1906   (21) 99778 4860  william@sgserv.com.br
www.sgserv.com.br      Canal no Youtube SGServ com Vídeos Aulas de Treinamento GRATUITO

Empresa Especializada em Engenharia de Manutenção, Software de Gerenciamento de Prestação de Serviços e Manutenção, Treinamentos em Engenharia de Manutenção, Logística e Suprimento de Materiais, Execução de Montagem e Manutenção Industrial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário